Últimos Posts!
recent

O que é Tripofobia?

O que você sente quando vê a imagem ao lado? Repulsa, nojo, colapso, coração acelera e por ai vai. Mais o que causa essa estranha sensação? Buracos! Tal fobia se da a agrupamentos irregulares de furos.

O termo coloquial para essa fobia é chamado de "Tripofobia", porém, não é oficialmente reconhecida pela comunidade científica. O uso do termo começou a ser utilizado em 2005 em um fórum na internet,e hoje você pode encontrar numerosos exemplos de pessoas que compartilham fotos de buracos que os atrapalham profundamente.

Enquanto muitos, como a casca de sementes de lótus e o leite fervente, são tomos naturais de objetos reais, na sua maioria inócuos, outros são imagens terríveis de buracos agrupados sobrepostos sobretudo em corpos humanos.
Muitas imagens de furos, singulares ou agrupadas, desencadeiam as pessoas por razões compreensíveis: retratam lesões graves que requerem tratamentos como enxertos de pele; o impacto violento da carne de parasitas como as moscas e os vermes do bot; ou os assustadores estragos da doença.


A pequena pesquisa feita na tripopobia sugere que é um medo instintivo de danos por coisas legitimamente perigosas que foram transferidas para objetos inofensivos. O relato de dois pesquisadores do Centro de Ciências do Cérebro da Universidade de Essex, é que esses realizaram uma análise espectral sobre 76 imagens que induzem a tripofobia e as compararam para controlar imagens de furos que não desencadeiam uma resposta repulsiva. Eles descobriram que as imagens desencadeantes compartilhavam uma composição espectral típica: cores de alto contraste em uma distribuição espacial particular.

Eles dizem que muitos animais perigosos compartilham esse aspecto. "Nós argumentamos que, embora os doentes não estejam conscientes da associação, a fobia surge em parte porque os estímulos indutores compartilham características visuais básicas com organismos perigosos", escreveram. 



No mesmo estudo, os pesquisadores mostraram uma imagem de uma cabeça de semente de lótus (urgh!) para 91 homens e 195 mulheres com idade entre 18 e 55 anos; 11 por cento dos homens e 18 por cento das mulheres descreveram a cabeça de semente como "desconfortável ou mesmo repulsivo para olhar". 

Outros duvidam que a tripofobia seja algo mais do que uma combinação de ansiedade, iniciação e condicionamento, como explicou a NPR a psiquiatra e especialista em transtorno de ansiedade Carol Mathews. Mas pesquisas mais recentes dos cientistas de Essex, nas quais eles desenvolveram e testaram um questionário de tripofobia, sugerem que as reações tripofóbicas não estão correlacionadas com a ansiedade. A tripofobia é algo ainda a ser estudado. [ MentalFloss ]

 


 

Nenhum comentário:

XTecno Design - 2014. Tecnologia do Blogger.